Primeiro Encontro de 2012

Nos reunimos dia 31 de janeiro na Paróquia Divino Salvador

Pauta do encontro:

  • Oração
  • Memória
  • Expectativas
  • Planejamento


Memória se faz na história...

1 - Jornal Popular
Tivemos uma educadora nessa tenda, não tivemos participantes... a unica expressão foi a motivação para mudança de nome e as novas imagens da tenda que esta se tendo, para 2013.
2 - Arte com Criança Contando História
A participante apontou como importante o resgate de valores, por meio das histórias, o ato de fazer memória dos tempos de antigamente, o respeito com os professores, com os educadores, e ressalta que ali ela se reencontrou como educadora e contadora de história.
3 - Arte com Criança Mitos Afro Indígenas
Tivemos uma educadora, não tivemos participantes...a expressão foi o encantamento de como tudo aconteceu pela primeira vez, o poder de saber e estar ali frente a multidão, passando ensinamentos e compartilhando de experiencias únicas.
4 - Projetos Ecumênicos
Relata a participação nas mesas de religiões e ressalta a amplitude que essa pratica teve, porque teve participantes em todas as mesas e as trocas foram bem aproveitadas.
5 - Formação de agentes
A participante aponto o exercício de relatar, como atitude feita pelo sistematizador das tendas, toda atividade desenvolvida, do começo ao final. Aponta que a experiencia foi fantástica, porque ela pode observar como as pessoas são diferentes e viu a própria diversidade na pratica, pois tinhas que fazer as trocas de caderno.
6 - Danças Circulares
A dificuldade foi a acessibilidade. Tivemos duas participantes cadeirante, nessa tenda, e de inicio a primeira dificuldade: com participar da dança circular em cima de cadeiras ? Apesar desse inicio difícil, as participantes relatam, que mesmo com toda resistência, a experiencia foi muito agradável, que foi super acolhida, e que partilhou de fato da energia trocada na roda. Disse ainda que essa tenda conta com profissionais amorosos, pois sentiram o que estava na sua volta e souberam trabalhar com isso. Houve uma reconstrução.
7 - Celebração Popular
Os monitores tinham muita pertença do que estavam falando. Nota que há muitos padre e irmã, buscando esse conhecimento, vê uma abertura da igreja para isso, porém ressalta a não participação do leigo nessa tenda, ou das pessoas de outras religiões, contribuindo para o tema do curso. Diz ainda que a tenda toda foi uma celebração de vida participativa, de uma participação que constrói.
8 - Pintando a Cidadania
A participante relata que se sentiu de fato uma artista, que os educadores que ali estavam, contribuíram para isso. Ver o painel, refletindo o rosto da tenda, contruí-lo, colocar os pés neles, foi um sentimento espetacular. Poder falar, se expressar e se sentir, foi o ápice da vivencia.


Estivemos também nas tendas: Teatro Debate / Teatro
mas os participantes não estavam no nosso encontro, e não pudemos ter essa troca.

Planejamento e Expectativas...

Articular grupos de base para levar um numero maior de pessoas para o curso de 2013, assim como estar fazendo acontecer o curso de 2012, cujo tema foi religiões construtoras da justiça e da paz, nas nossas comunidades pertencentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário