Pedagogia de Direito


TEXTO - Blog João Mario


http://pedagogiadedireitos.blogspot.com/

Nos dircursos sobre Deus, argumentados e defendidos encontramos sempre um sentido para as buscas da religião absoluta, convicta do seu sagrado. Ao vasculhar a história, a literatura e seu contexto e a tradição é possível encontrar situações esclarecedoras de curas milagrosas ritualísticas, soluções mágicas espiritualistas e até mesmo libertadoras de dor, sofrimentos e males. Encontrar na religião respostas para o  sofrimento é a busca fundamental dos seres humanos, fiéis crentes. A filosofia ao interpelar o cotidiano, nos coloca questões importantes que determinam pensamentos sobre a presença de Deus na história e sua ação salvífica no tempo e no espaço. Afinal, onde encontrar Deus? Onde está Deus? Como buscá-lo?
             Caminhos, ritos, espiritualidades, revelações, epifanias, respostas... Tudo é mistério (Comunicação indescritível)... Tudo é sagrado (presença acolhedora).... Na dinâmica  do  universo, espaço em construção, Deus é a energia que rege e ordena as leis. Sua  presença natural é consumada na natureza que cria, renova, reaproveita, mantém. Estar aberto à transcendência é vivênciar o que há de melhor nas tradições: 'experimentar a graça de Deus, que graça no mundo, nos cosmos'.
                Riobaldo de Tatarana, personagem de 'Grande Sertão Veredas' de Guimarães Rosa, descreve sua experiência com os 'sagrados':



O que mais penso, testo e explico: todo-o-mundo é louco. O senhor, eu, nós, as pessoas todas. Por isso é que se carece principalmente de religião: para se desendoidecer, desdoidar. Reza é que sara da loucura. No geral. Isso é que é a salvação-da-alma... Muita religião, seu moço! Eu cá, não perco ocasião de religião. Aproveito de todas. Bebo água de todo o rio... Uma só, para mim é pouca, talvez não me chegue. Rezo cristão, católico, embrenho a certo; e aceito as preces de compadre meu Quelemém, doutrina dele, de Cardéque. Mas, quando posso, vou no Mindubim, onde um Matias é crente, metodista: a gente se acusa de pecador, lê alto a Bíblia, e ora, cantando hinos belos deles. Tudo me quieta, me suspende. Qualquer sombrinha me refresca. Mas é só muito provisório”.


               A religião não é só questão de fé, crença ou confissão, é também busca pessoal e comunitária de sentidos e expressões do sagrado que explique 'acontecências' simbólicas, ritualísticas, gestuais de sua presença transformadora no mundo, como po exemplo, o nascimento de uma criança,  presença mais que perfeita de seu amor de mãe com ternura e paixão.

DIA 22 de outubro

É, galeinha, dia 22 de outubro, esta chegando....nosso próximo, encontro esta bacana demais...

Não percam....vamos trazer os nomes dos interessados e interessadas no curso de verão do ano que vem....
na curia metropolitana da Campinas, ás 8hr30....até meio dia, só em.......

VAMOS LÁ...CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA.

Mais um de nossos encontros

Foi no utimo dia 27 de agosto que nos reunimos mais uma vez na Arquidiocese de Campinas.

Conversamos um pouco sobre nossas expectativas para o próximo ano de curso, assim como fizemos um levantamento de possiveis pessoas que poderam estar presetes.....e adivinhem......

Nossa lista deu 52 pessoas.....
será que vai tudo isso.....??????????????

é isso ai.....
Nosso Próximo encontro é 22 de Outubro.

Aguardamos vc lá.....no mesmo local e mesmo horario.
PIO XXl, das 8hr30 ás 12hr.